Como o Homem Chegou a América
Quiz
Segundo o evolucionismo, os seres humanos pertencem à ordem dos primatas, isto é, mamíferos capazes de perceber visualmente a distância em que objetos se encontram e também a capacidade de agarrar estes objetos.
Como vamos ver mais a frente às principais espécies de hominídeos são datadas de cerca de 5,5 milhões de anos atrás, mas, para alguns pesquisadores esse processo pode ter começado a cerca de 7 milhões de anos na África.
Sahelanthropus tchadensis
Pode ter sido uma espécie de hominídeo considerado o mais antigo ancestral da espécie humana, também das ordens dos primatas pode ter vivido entre 7 e 5,8 milhões de anos Pode ter sido ele a representação da espécie que separou a linhagem humana dos chimpanzés.
Seu nome faz referencia a região de Sahel, na África um local quais os fósseis foram achados.
Após a descoberta de um crânio em 2002 por Michel Brunet, pudemos reabrir a ideia iniciada em 1925 sobre a origem do homem, embora alguns pesquisadores ainda acreditem se tratar de um crânio de um gorila fêmea, em 2005 depois que Brunet divulgou mais amostras, a comunidade cientifica começou a aceitar mesmo que de forma moderada, que nossa origem pode ter surgido na floresta tropical das mediações do Chade e não na Savana como já se havia teorizado.
Orrorin tugenensis viveu a cerca de 6 milhões de anos, seu nome recebe uma homenagem ao seu local de descoberta em de Tugen Hills no Quênia, com tamanho aproximado ao do Ardipithecus, e pouco menor que o Australopithecus, é a única espécie de hominídeo do gênero Orrorin descoberta até o momento. Entre os fosseis encontrados estão fêmur, sugerindo que a espécie andava de forma ereta, um úmero direito, sugerindo habilidades de escalador e dentes que sugerem uma dieta parecida com a dos humanos modernos (frutas vegetais e ocasionalmente carne), porém características de sua dentição o colocam em aparência com as dos símios, como a de uma fêmea de chimpanzé.
Com essa nova descoberta dos orrorins em 2000 no Quênia surge a teoria que a separação entre hominídeos e outros grandes macacos africanos ocorrera há aproximadamente 7 a 9 milhões de anos.com isso este seria cerca de 1,5 milhão de anos mais antigo do que o Ardipithecus ramidus.
Ardipithecus ramidus desmembrando a origem do nome temos (Ardi: significa que significa solo e ramid: raiz) foi descoberta por Tim White na africa oriental (Etiópia) em 1983 quando foram encontrados alguns maxilares. uma espécie provavelmente bípedes que teve sua origem datada do entre 5,8 e 4,1 milhões de anos tinha uma capacidade craniana três vezes menor que os homo sapiens 410 cm³, apesar de se distinguirem dos chipanzés por seus caninos superiores em forma de diamante, que são muito mais parecidos aos humanos do que os caninos em "v" dos próprios chimpanzés; a espécie era muito parecida a um símio que a um humano.