Como o Homem Chegou a América
Quiz
Dividimos a chamada Pré-História em três períodos: o Paleolítico, idade da pedra lascada, o Neolítico, idade pedra polida e idade dos metais. Também podemos ver em alguns lugares o termo mesolítico que compreende de 13.000 a.C a 9.000 a.C que nada mais é do que o período de transição do paleolítico para o neolítico.
Essa linha do tempo vai ser marcada e baseada nas técnicas e nos materiais que nossos antepassados usavam para fazer seus utensílios.
Paleolítico
Trata-se da era histórica mais extensa da humanidade: abrange por volta de 2,5 milhões de anos atrás, com o surgimento do gênero homo até cerca de 10.000 a.C como a invenção da agricultura.
Neste período os homens eram nômades não tinham moradia fixada em um único território e grande parte do seu tempo era dedicado a busca de alimentos, vivendo da caça de animais selvagens, da pesca e da coleta de plantas silvestres, frutas, sementes, raízes e folhas. Podemos definir esse povo como “caçadores e coletores”, quando começavam a ser escasso o alimento da região onde se agrupavam, logo se mudavam para outra área onde pudessem novamente alimentar seus grupos damos o nome desse processo de nomadismo.
Outra característica que deixou marca nesta época foi o domínio do fogo, algo que pode ter mudado significativamente os rumos da história, devemos esclarecer que o fogo não era nenhuma novidade desse período, durante muito tempo o fogo já era utilizado, porem sendo conquistado em galhos que eram colocados em incêndios nas florestas causadas por raios. Mas a partir desse momento da pré-história eles podiam produzir seu próprio fogo.
Foi com o domínio do fogo que os alimentos podiam ser cozinhados tendo melhor digestão no organismo e podendo ser conservados por um maior tempo, o fogo também trazia uma maior segurança para os grupos já que podiam afugentar animais que colocavam suas vidas em risco, além de nos períodos frios ou em locais gelados servir para aquecer os grupos ou iluminar a noite, todo esse proveito aumentava o tempo de vida dos grupos da época.
Para um maior sucesso em suas caçadas começaram a utilizar utensílios como chifres de animais ou produzi-los através de rochas, (pontas de lanças, machados, pedras cortantes e arpões), para que estes materiais fossem feitos era preciso trabalhar pedras menos resistentes que eram talhadas com pedras mais resistentes e duras, e os juntava, a meterias que deterioram rapidamente, como madeira e fibras vegetais (por isso esse período recebe o nome de idade da pedra lascada) estes instrumentos também era utilizado para lascar, gravar, talhar, cortar e furar e até mesmo se defender de outros grupos nômades.
Arte do paleolítico
Arte rupestre: É neste período que vamos ter o desenvolvimento das pinturas em paredes das cavernas (arte rupestre), para colorir estes desenhos, raspavam-se alguns minérios para obter o pó colorido e misturavam com cera de abelha ou resina de árvore. Além disso, as análises de pigmentos mostraram a utilização de carvão (restos das fogueiras) com saliva, óleos vegetais e até mesmo sangue.
Essas pinturas podem ser divididas em três grupos: zoomórfico (representação de animais), o antropomórfico (figuras humanas e suas diversas formas) e os símbolos (constituído por desenhos sem sentido).
muitos pesquisadores arqueólogos defende a tese de que esses desenhos eram muito mais que simples enfeites ou utilitários mas poderia conter neles um simbolismo espiritual, acredita-se que através desses desenhos havia a tentativa de controlar forças sobrenaturais ocultas ou até mesmo obter as bênçãos dos Deuses e assim conseguir bons desempenhos nas caças.
Uma das mais antigas figuras encontradas até o momento trata-se de uma pintura localizada na ilha de Celebes em uma caverna da indonésia, feita há 45 mil anos atrás se trata de um javali selvagem em tamanho natural descoberta pelo doutorando indonésio Basran Burhan em 2017.
Vênus: A escultura paleolítica também é famosa, principalmente as denominadas Vênus (estatuetas femininas de pequenas dimensões), uma das mais famosas é conhecida como Mulher de Willendorf, descoberta no sitio arqueológico do paleolítico, situado próximo de willendorf na Áustria pode ter sido esculpida entre 24 000 e 22 000 anos antes de Cristo. Encontrada por um trabalhador da equipe de Josef Szombathy, em 7 de Agosto de 1908, Possui 11,1 cm de altura, esculpida em calcário oolítico e colorida em ocre vermelho Representa uma, mulher.
Sobre sua origem, método de criação e significado cultural quase nada se sabe, já foi atribuída como sendo a deusa mãe terra, deusa ou simbolo da fertilidade, uma mulher gravida, ou uma figura de grande status social em uma sociedade caçadora e coletora por conta de sua estética corporal, ou um simples amuleto.