images


A História dentro da História

Principais Espécie de Hominídeos

By Lucas Tiburcio

15-12-2021

images

 

Principais espécie de hominídeos

 Australopithecus: Os mais conhecidos e um dos mais antigos fósseis de hominídeos são os de Australopithecus. Esses hominídeos viveram na África, ao sul do deserto do Saara, há cerca de 4 milhões de anos estas criaturas, andavam eretos sobre os dois pés, seu nome vem da mistura do Latim australis "do sul", Grego pithekos "macaco" esta espécie viveu entre 3,9 a 2,5 milhões de anos atrás. Entre os mais conhecidos estão os “africanus” e os “afarensis” não são relacionados  ao gênero homo pois, andavam sobre os dois pés, tinha o corpo coberto de pelos e o cérebro muito pequeno (35% menor que o gênero homo) mediam cerca de 1,20 cm de altura. Possivelmente usavam os instrumentos da própria natureza, por ainda não serem capazes de molda-los

Uma das figuras mais famosas e provável ancestrais do ser humano é “Lucy” um fóssil de Australopithecus afarensis datado de cerca de 3,2 milhões de anos, descoberto em 1974, pelo professor Donald Johanson, um antropólogo americano e pelo então estudante Tom Gray em Hadar, no deserto de Afar, na Etiópia. Seu batismo se deu proveniente da canção "Lucy in the Sky with Diamonds" dos The Beatles, que tocava num gravador do acampamento, logo quando perceberam que se tratava de uma fêmea.

Homo habilis: como próprio nome já sugere “o habilidoso” viveu entre 2,2 milhões a 780 mil anos atrás este já pertencente ao gênero homo a pesar de ser o que menos se assemelha fisicamente ao homo sapiens, seu cérebro era um pouco maior que o do australopithecus, este pode ter sido o primeiro da linhagem a produzir uma ferramenta a partir das pedras.

Os primeiros fosseis do habilis foi descoberto em 1964 por louis Leakey e seu grupo, em Olduvai, Tanzânia (parte do grande vale do Rift na africa oriental).

Homo erectus: o homem “ereto” esta espécie viveu entre 1,8 milhões e 100 mil anos atrás tinham volume craniano com media entre 750 e 1250cm³ chegando a 50% a mais que os habilis, sua altura variava de 1,30cm  a 1,70 cm  e  pesavam em media 70 kg  

Eram grandes produtores de ferramentas mais aperfeiçoadas como os machados de mão, utilizando-se de construções com modelos conscientes, acredita-se que podem ter construído também armas e ferramentas de madeiras, mas, que não se podem comprovar devido ao tempo, já que não sobreviveram ao desgaste natural, possivelmente foram os pioneiros na utilização do fogo em beneficio próprio, utilizando este meio para se aquecer e cozinhar seus alimentos.

O primeiro registro da descoberta do fóssil de um erectus foi em 1891 pelo holandês Eugéne Dubois em Trinil região central de java  indonesia no continente asiático, mas foram feitas descobertas também em sangiran indonesia;  lago, olduvai, turkana na africa, e no país da Georgia na europa, o que leva os cientistas a crerem que estes podem ter sido  também os primeiros a iniciar sua migração do continente africano para os outros continentes, inicialmente pela Ásia.

 

Homo neanderthalensis: o nome faz referência ao vale de Neander Alemanha a espécie viveu cerca de 400 mil anos atrás e foi extinto a cerca de 28 mil anos, Surgiu em uma região de frio em meio a era glacial. Embora fosse mais baixo, há muitas similaridades com homens atuais, seu DNA pode ser compartilhado até os dias de hoje com os nossos, segundo pesquisas recentes, porem sua morfologia e significativamente diferente. Seu volume cerebral eram em media de 1600cm³  enquanto dos gêneros “sapiens sapiens” tem em media 1400cm³. 

Além das ferramentas que aperfeiçoavam eram habilidosos com o fogo, e podiam ser considerados bons caçadores, o “Neandertal” possivelmente pensava até mesmo em hábitos estéticos como cuidados com seus dentes, também podem ser considerados seres que se voltavam para a “espiritualidade”, pois, há indícios, que foram os primeiro a terem o hábito de enterrar seus mortos, indicando, uma preocupação com a vida após a morte.

Seus primeiros registros foram datados em 1829 em uma gruta em Engis na Bélgica por Phillippe Charles Schmerling em seguida em uma pedreira Forbes em Gibraltar em 1848 antes de a espécie tipo ser descoberta em 1856 no vale de Neander, mas, a expressão Neandertal foi oficializada em 1863 pelo anatomista irlandês William King após um grande debate cientifico sobre a melhor adequação na classificação, em uma espécie homo neandethalensis ou uma subespécie do gênero homo sapiens neanderthalensis.

Homo sapiens "homem sábio" hoje também conhecido como Homo sapiens arcaico, tem seu inicio de existência datado há cerca de 350 mil anos atrás, esse gênero é referente ao homem primitivo, “o homem antigo”, possivelmente nos enquadramos em uma evolução do homo sapiens, seu tamanho de cérebro é muito semelhante aos dos humanos modernos em media mediam de 1200cm³ a 1400cm³, são poucas as coisas que podemos dizer  que nos diferenciaríamos dos sapiens, são elas alguns aspectos anatômicos como a espessura do crânio, a falta de queixo e arcadas supra orbitais proeminentes.

Apesar de algumas diferenças anatômicas, devemos deixar claro que não existe um consenso para uma separação entre este gênero e o do “sapiens sapiens” trazendo o homem arcaico e o homem moderno para uma mesma espécie composta apenas por subespécies.

Homo sapiens sapiens “Homem que sabe que sabe” tem sua datação inicial a Cerca de 100 mil anos o que pode caracterizar uma diferença entre o homo sapiens arcaico é o seu modo racional de pensar e se comunicar, é o próprio homem de hoje o homem “moderno”, acredita-se que este por ter um volume cerebral maior que os das outras espécies também teria se tornado mais inteligente, desenvolvendo a fala, e habilidades diferenciadas de outros como os desenhos, a costura, aprendeu a esculpir, além de fortalecer suas habilidades de sobrevivência.

O que temos que deixar claro que nesta teoria da evolução que trabalhamos mesmo que pareça uma evolução linear, não podemos afirmar que uma espécie evoluiu para outra progressivamente, mas temos que valorizar a historia de cada espécies de hominídeos separadamente, como podemos perceber as espécies coexistiram como o exemplo claro dos homo sapiens sapiens que chegou a ser contemporâneo do neandertal já que a primeira espécie teria surgido cerca de 350 mil ano e a segunda desaparecido a 40 mil anos o que nos leva ainda a grandes dúvidas e muitas outras teorias a serem desenvolvidas sobre o inicio de nossa existência.

Quiz e Simulados Relacionados

images

Sobre o Autor

Lucas Tiburcio

Sou um entusiasta da História, nascido e morador da cidade de Petrópolis - RJ, formando em licenciatura e pós graduado em games e gamificação na educação, administrador do site a História dentro da História, além de pesquisador e Professor.