images


A História dentro da História

O que é História

By Lucas Tiburcio

15-12-2021

images

Para começarmos vamos tentar definir o que é História.

 

Edmund Burke um filósofo, teórico político e orador irlandês, membro do parlamento londrino. Ele disse a seguinte frase “Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”.

 

Edmund Burke


 

Marc Bloch um historiador francês e um dos fundadores da Escola dos Annales, definiu História da seguinte forma “A historia é a ciência dos homens no tempo”

Marc Bloch autor do livro apologia da História


 

E o que é tempo?

Podemos achar muitas respostas para essa pergunta, cada ciência vai ter sua definição.

E para o historiador isso não é diferente, o tempo também pode ter varias definições.

Santo Agostinho, de Hipona Doutor da igreja, refletiu sobre o tempo: “Que é, pois o tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei; se quero explicá-lo a quem me pede, não sei”.

 

Santo Agostinho Bispo e Doutor da Igreja

No site “significados”, o tempo está assim definido: “Tempo é a duração dos fatos, é o que determina os momentos, os períodos, as épocas, as horas, os dias, as semanas, os séculos etc. A palavra tempo pode ter vários significados diferentes, dependendo do contexto em que é empregada.”

Então sendo assim vamos trabalhar no momento com esta definição; para nos localizarmos em um momento da história usamos termos, que nos remete determinado período como por ex. “Idade Media” que nos da idéia do período entre os anos de 476 à 1453, em um grosso modo podemos dizer que é uma forma de nos acharmos dentro da história, assim podemos dizer que o “tempo” ou período histórico que estamos vivendo neste momento chamamos de contemporâneo.

Benedetto Croce foi um filósofo, historiador e político italiano, que escreveu sobre diversos assuntos, incluindo filosofia, história, historiografia e estética. Exerceu considerável influência sobre outros intelectuais italianos, incluindo o marxista Antonio Gramsci e o fascista Giovanni Gentile. Ensinou-nos que “Toda historia é contemporânea”

Benedetto Croce

Então chegou à hora de fazermos algumas perguntas:

Quanto há de passado no presente?

Tudo resulta da ação do homem no passado.

Em que medida o futuro é condicionado pelo passado?

Uma ação sempre vai resultar em uma reação.

Para que serve historia?

Para estudar os acontecimentos do passado, refletir sobre eles no presente e aplicar de uma melhor forma o conhecimento desse passado para um futuro melhor.


 

Então por fim vamos à pergunta que todo professor de História tem que responder:

Para que estudar História hoje?

Estudamos História, principalmente para poder criar uma cidadania.

E o que é ser cidadão nos dias atuais?

Ser cidadão é lutar por nossos direitos e respeitar o direito do próximo, e outras palavras é submeter-se a diretos e deveres.

 

A cidadania deve ser entendida, nesse sentido, como processo contínuo, uma construção coletiva que almeja a realização gradativa dos Direitos Humanos e de uma sociedade mais justa e solidária.” (Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos) Departamento de Direitos Humanos e Cidadania - DEDIHC – Curitiba PR

 

O início da História

 

A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo.

 História vai ser a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço, dando-lhe a possibilidade de compreender a própria realidade.

Podemos ver claramente que não vamos estudar em História o passado da montanha, dos vegetais ou dos animais, mais sim o do próprio homem, “os homens no tempo”.


 

Heródoto (485-425 a.C.) é considerado o pai da História: Tendo em seu currículo a narração de um dos eventos da história que ficou conhecido como as Guerras Médicas a guerra travada entre os Gregos e Persas durante o século V a.C.

Heródoto (Busto de mármore copia romana do original grego)
 

Entretanto, será Tucídides, o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e uso de diversas fontes diferentes. Narrou à guerra do Peloponeso 431-404 a.C uma guerra travada entre a Liga de Delos liderada por Atenas e a Liga do Peloponeso liderada por Esparta.

Busto de Tucídides
 

O estudo histórico começa quando o ser humano encontra os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.

História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. Esse estudo, no entanto, não é feito de qualquer maneira, pois o historiador, em seu ofício, deve colocar em prática uma análise crítica do seu objeto de estudo a fim de racionalizar a conclusão sobre os acontecimentos investigados.

Fazer história é buscar informações do passado, para explicar aos povos atuais, o que aconteceu, como era o cotidiano das pessoas, o que faziam, o que sabiam e no que acreditavam.

Para termos acesso hoje as fontes históricas devemos ir aos museus, igrejas, bibliotecas, galerias de artes ou até mesmo em universidades. Podendo ter até mesmo o público que não trabalha com história, o acesso às informações que o ajudará a entender, mesmo de forma simples, como era a vida e os costumes de determinado povo, em determinada época.

 

Quiz e Simulados Relacionados

images

Sobre o Autor

Lucas Tiburcio

Sou um entusiasta da História, nascido e morador da cidade de Petrópolis - RJ, formando em licenciatura e pós graduado em games e gamificação na educação, administrador do site a História dentro da História, além de pesquisador e Professor.