images


A História dentro da História

Tempo Histórico Periodização

By Lucas Tiburcio

15-12-2021

images

 

TEMPO HISTÓRICO PERIODIZAÇÃO

 

Se pararmos para analisar em história temos mais de 5.500 anos, sem contar o período que chamamos de pré-história que compreende cerca de 2 milhões de anos antes de inventarem a escrita em 3500 a.C., fora que poderemos ter ainda muitos séculos ou até milênios pela frente, não seria nada fácil, trabalhar tanto tempo sem uma divisão que desse uma direção ao historiador e até mesmo em caráter didático para que o aluno não se sentisse perdido.

Para isso historiadores do século XIX pensaram nas divisões de períodos que poderiam fazer esse trabalho facilitador, esses períodos foram divididos em cinco (pré-história, idade antiga, idade media, idade moderna, idade contemporânea).

É justamente sobre eles que vamos estudar e aprender a identificá-los.

 

PRÉ-HISTÓRIA / HISTÓRIA

Cerca de 2 milhões de anos / 3500 a.C.

O termo Pré-história é a primeira etapa da evolução humana, antecedendo o período antigo, remete o sentido de “antes da história”, do surgimento dos primeiros hominídeos, há cerca de 2 milhões de anos até a descoberta da escrita em 3500 a.C. que da o inicio do que chamamos História.

 

Desenhos rupestres

Percebemos aqui que este período trata as sociedades ágrafas (sem escritas) “sociedade sem história”, porém muitos historiadores contemporâneos já rebatem essas idéias, motivados pelas conquistas humanas mesmo antes da escrita como, por exemplo, o domínio do fogo, a invenção da roda e até mesmo a pratica da agricultura, apesar de uma sociedade ainda não muito estudada, deve e precisa ser mais valorizada, pois mesmo que não tenham escritos, foram agentes modificadores da história, e deixaram algumas mensagens através de desenhos, que não deixam de ser uma representação histórica.

Conceito eurocêntrico

Não é somente a divisão entre pré-história e história que é criticada, este conceito de divisão em 4 períodos dentro da história, também é discutida nos dias atuais, já que, desconsidera momentos passados na África e na Ásia, valorizando sobretudo fatos importantes apenas dentro da Europa, outra consideração é que as fontes escritas tiveram um peso muito maior do que outros tipos de fontes como, esculturas, desenhos rupestres entre outras no momento desta divisão. Hoje temos a consciência que as fontes não escritas podem chegar a ter tanto valor quando as escritas para a história. Mas isso não faz de nossa periodização nula pelo contrário devemos conhecê-la para que nos situemos em livros, jornais e revistas ou até mesmo dentro de filmes ou series e principalmente, dentro das salas de aula.

 

IDADE ANTIGA

3500 a.C / 476 d.C

A história antiga tem o seu inicio em 3500 a.C com o surgimento da escrita e as fundação das primeiras cidades sumérias ( Ur, Uruk, Nippur, Lagash e Eridu) e se estende até o período da idade media, é justamente nesse período que começamos a ver como os primeiros povos se formando como sociedades, os gregos e os romanos com suas culturas, filosofias, e criações, temos o nascimento de cristo que marca nosso calendário gregoriano, e passamos pelas grandes conquista do Império Romano, até sua divisão em 395 d.C. em Império ocidental e oriental (Bizantino) e consecutivamente a queda do império do ocidente.

Escrita suméria (cuneiforme)

A idade antiga é marcada por uma serie de eventos, porém estudar historia antiga não é fácil, imagina estudar um evento de 5000 anos atrás ou 4000 anos, se pararmos pra ver estudar o que aconteceu ontem, já é complicado, imagina dentro desse tempo todo que temos, mas é uma período cheio de novidades para humanidade, a invenção da escrita revolucionou e transformou o ser humano, dando a ele a possibilidade de formar até mesmo códigos civis como os de Hamurabi, aprendeu-se a usar a natureza a seu favor aproveitando as cheias de rios, e contar os tempos para que soubessem assim o momento que voltaria a acontecer determinados eventos, o homem começou a valorizar suas culturas, ser reconhecido como cidadão, vimos a evolução de grandes centros na Grécia e também em Roma, e por falar nos romanos esses expandiram seus territórios conquistando um grande e poderoso Império.


IDADE MÉDIA

476 / 1453

Como vamos começar a perceber sempre um período é iniciado com o fato que encerra o anterior, sendo assim a idade média tem inicio em 476 – com a queda do império romano do ocidente, tento marcos como a proclamação de Clovis como rei Franco em 481, a sociedade feudal sendo implantada na Europa. Em 1350 temos a peste negra se espalhando e dizimando cerca de 1/3 da população européia, e a conquista da capital do Império romano do oriente (Constantinopla).

Mapa dos Reinos Bárbaros (conquista sobre o Império Romano ocidental)

Vemos essa idade média sempre cheia de mistérios, princesas, castelos, dragões, magos, bruxas e feiticeiros, lendas que não acabam mais... Por outro lado aqueles pensadores que descreveram esse período precisavam identificar o que estava entre eles, humanistas modernos e a antiguidade que eles tanto tinham admiração, por conta dos gregos e romanos, porém desprezavam e não creditavam valor nenhum ao período onde o teocentrismo estava presente com o domínio da igreja, pensavam ser uma fase de aprisionamento da evolução humana por suas crenças em milagres e o combate as “culturas pagas”, tratando esse período “como a idade das trevas”, onde nada era produtivo. Pensamento carregado até hoje por muitos desconhecedores da história, ao contrario do que se era pensado, podemos encontrar avanços da educação como as universidades, na medicina e na ciência já que, o medo e a necessidade por conta da peste negra fez surgir os primeiros hospitais e a busca da cura, devemos ter a sensibilidade de perceber que se não fossem os monges nossos livros teriam se perdido neste tempo, porém suas copias os tornaram muitos deles imortais.

 

IDADE MODERNA

1453 / 1789

A idade modera é marcada pela tomada de Constantinopla pelos turcos e o fim do Império Bizantino em 1453, foi também nesse período que acontece a descoberta das Américas em 1492, em seguida o Brasil é descoberto em 1500, há rompimentos dentro da igreja com a reforma protestante em 1517, e assinada a proclamação da independência nos estados unidos da America, em 1776, e seu fim é marcado pelo o inicio da Revolução Francesa.

Conquista de Constantinopla

Durante essa transição o homem começou a questionar a fé e a igreja, e a valorizar o homem como dono de sua própria luz, saindo de um momento teocêntrico e entramos no momento antropocêntrico, os renascentistas, assim chamados aqueles que buscavam a volta das referências da antiguidade clássica (Greco-Romana) e suas valorizações culturais, e que fizeram parte desta transição motivaram o iluminismo, que trouxe para muitos pensadores a idéia de século das luzes, onde a escuridão que encobriam a idade média teria sido dizimada e iluminada pela ciência, arte, filosofia entre outras. Este período é marcado também pela Reforma Protestante de Lutero, que abriu o caminho para diversos outros seguimentos religiosos dentro do cristianismo, como o próprio luteranismo na Alemanha, calvinismo na suíça, o anglicanismo na Inglaterra entre outros seguimentos, que levaram ao rompimento definitivo com a igreja católica, esse momento histórico foi marcado também pela grande descoberta da América por Cristovão Colombo e do próprio Brasil por Cabral, nos banhamos em sangue inocente com a escravidão do continente africano sendo intensificada e tornando “lucrativa” sua prática. A partir da modernidade o mundo se envolveu em diversos processos revolucionários, industriais e sociais e foi dada a largada para a independência das Américas, em especial com a declaração de independência dos estados unidos em 4 de julho de 1776.


IDADE CONTEMPORANEA

1789 / 2020

Seu inicio se da em 1789 com o Inicio da Revolução Francesa. No Brasil, declaramos a independência em 1822 e o fim da escravidão em 1888 em seguida chegamos à proclamação da Republica em 1889. Pelo mundo o imperialismo começa a dominar o continente africano por volta de 1870 e os maiores conflitos já visto, acontecendo a partir de 1914 levando a I e a II Guerra Mundial.

 

Revolução francesa

Este período é pensado para trazer a essência do “hoje”, aquilo que está acontecendo em tempos “próximos aos que estamos vivendo”. A idéia de uma sociedade igualitária começa a ser posta em pauta, o marco inicial contemporâneo já vem deixar claro, a Revolução Francesa 1789 – 1799 têm em seu propósito a igualdade, liberdade e fraternidade, pondo abaixo o absolutismo monárquico, a Revolução Russa busca a igualdades de direitos e sociais aos trabalhadores, mostrando um novo modelo político-social ao mundo, a Ásia e a África tornam-se alvos do imperialismo europeu e americano, sendo duramente invadidos e explorados. O mundo presenciou os conflitos mais brutais dentro de sua Historia a I e a II guerra mundial trouxe ao mundo o caos e o medo, o capitalismo e o socialismo também geraram conflitos entre países dividindo o mundo em dois blocos. Mas, nem tudo foi divisão, aproximamos o mundo com nossos inventos e tecnologias, o avião, o telefone e a internet, aproximaram pessoas pelo mundo todo, obtemos grandes avanços na saúde, descobrindo curas e prevenções para nossas doenças, mas mesmo assim a gripe ainda causa grandes estragos levando muitos à morte, como podemos ver com as pandemias da gripe Espanhola, a influenza (H1N1) e a atual COVID-19 que levou o mundo a um novo isolamento social.

 

Pandemia corona vírus (COVID-19)

 

 

Quiz e Simulados Relacionados

images

Sobre o Autor

Lucas Tiburcio

Sou um entusiasta da História, nascido e morador da cidade de Petrópolis - RJ, formando em licenciatura e pós graduado em games e gamificação na educação, administrador do site a História dentro da História, além de pesquisador e Professor.