images


A História dentro da História

Divisão Histórica Oriente X Ocidente

By Lucas Tiburcio

15-12-2021

images

 

DIVISÃO HISTÓRICA

OCIDENTE X ORIENTE

 

Primeiramente vamos tentar definir o quê é o oriente e ocidente?

Temos que entender que esta divisão será marcada em determinado tempo histórico por um espaço ocidental e em outro momento ele poderá ser tratado como um espaço oriental e vice versa, isso vai depender de muitos fatores, vamos a alguns.

Conceito Geográfica

Será que podemos definir o oriente ou ocidente simplesmente por seu aspecto geográfico?

Para entender vamos trabalhar o mapa múndi, esta divisão estaria pautada pelo grau 0, o que chamamos de meridiano de Greenwich (uma linha imaginaria) transformando tudo que está a sua direita (onde o sol nasce) em oriente e tudo a sua esquerda em ocidente, esse meridiano corta a Inglaterra dividindo a terra ao meio, dando divisões em um mesmo áreas de um país como na França e Espanha em oriente e ocidente, classificando países como a Itália e Alemanha como orientais, isto porque essa divisão é contemporaneamente geográfica não, leva em conta aspectos sociais e nem históricos, esvaziando profundamente uma idéia de oriente e ocidente.

Mapa de fuso horário IBGE em destaque o Meridiano de Greenwich


 

Conceito na Antiguidade

Por outro lado na antiguidade essa divisão era posta entre o berço da humanidade, países como, mesopotâmia e Egito sendo definidos como oriente e países ocidentais sendo aqueles que esbanjavam suas culturas gregas e a romanas fazendo com que todos quisessem pertencer a esse grupo.

Áreas próximas ao Egito e mesopotâmia (o berço da civilização e o oriente na antiguidade)


 

Conceito no Império Romano

O Império Romano ocupava boa parte do mediterrâneo próximo ao norte da áfrica, esse espaço em torno do século IV foi dividido em duas capitais, Roma próximo a península itálica formando a parte ocidental e Constantinopla pela parte oriental, essa subdivisão tornou claro a peculiaridade de cada parte de uma mesma “estrutura”, pelo lado ocidental o latim começava a ganhar um peso maior, as ligações mediterrânica cresciam no norte da áfrica e manteve-se forte a influencia da igreja católica e seus generais cada vez mais se fragmentavam, ao mesmo tempo na parte oriental, valorizavam-se muito mais o grego, constituía uma nova hierarquia religiosa ortodoxa, viviam sobre grande pressão do Império Persa e recebiam constantemente os avanços vindos do oriente.

Um mesmo império e características completamente diferentes.


 

Conceito do Século XX

Essa divisão logo após a II guerra mundial ficou evidenciada pelo que chamamos de “cortina de ferro” uma separação entre os países capitalistas e o comunismo na Europa, levando a Alemanha a construir um muro para obter claramente esta separação em Berlim (Alemanha ocidental e Alemanha oriental) uma divisão bem clara onde qualquer contemporâneo da época poderia responder a pergunta onde se encontrava o oriente e onde se encontrava o ocidente.

Cortina de ferro (capitalismo X comunismo)

Conceito do Século XXI

Hoje não podemos mais caracterizar o oriente, como comunista, a URSS não existe mais, e a Rússia cada vez mais vem se aproximado do capitalismo a cortina foi desfeita, não tem mais sentido afirmar que a Rússia é oriental nesse novo conceito do século.

Conceitos Culturais

Podemos também utilizar uma separação cultural onde o ocidente vai ser representado por tudo àquilo que é comum ao capitalismo, a religião judaico-cristã, a língua latina. Já o oriente seria traçado pelas culturas, hindus, mulçumanos entre outras culturas do extremo oriente. Essa seria a definição mais comum aos nossos ouvidos, mas, historicamente não poderemos levar em consideração esta divisão somente e pensá-la em nosso tempo não será comum.

Religião

Podemos dizer também que, o ocidente e o oriente têm características religiosas (países como Estados Unidos, America do sul, além dos países do sul da áfrica, a maioria européia e até mesmo parte da Ásia tem características judaico-cristãs levando a ser classificadas como mundo ocidental, enquanto países de características islâmicas, hindus, budistas entre outras se tornam orientais, é o conceito de formação Cristianismo (ocidente) X islamismo (oriente), também podemos dizer que, no ocidente a religião é vista de fora para dentro o ser iluminado esta fora nos céus já no oriente a religião é vista de dentro para fora o ser iluminado se encontra dentro do próprio ser.

Cristianismo Ocidente X Islã Oriente

Ásia como Oriente

Se pararmos para pensar hoje, nosso conceito seria praticamente de imediato dizer que, a Ásia é o oriente e todo o resto do mundo é ocidente. Mas será verdade?

A Ásia hoje tem uma forte proximidade de uma cultura ocidental instalada, por exemplo, o Japão atualmente tem seus principais modelos econômicos sendo desenvolvidos em torno de praticas capitalistas inseridas em uma serie de elementos de consumo, e até mesmo uma cultura judaico-cristã estabelecida no continente, a China cada vez mais esta se aproximando também desse aspecto ocidental, sua economia hoje já é considerada por muitos como capitalista de estado, a Coréia do Sul se tornou a principal produtora de musica pop para o mundo contemporâneo com seu “k-pop” ganhando a fama que já foi um dia da Inglaterra com os Beatles e dos EUA com o Michael Jackson. Como dizer que a Ásia não é ocidentalizada?

A esquerda os Beatles banda inglesa POP dos anos 60 e a esquerda BTS banda sul coreana de K-POP

Política

Cada vez mais o oriente é formado por aqueles grupos de países que não se aproximam ou se alinham ao mundo ocidentalizado formado por uma política norte americana.

Como a ideologia política americana e crescimento do terrorismo cada vez mais vemos o conceito de oriente se voltar ao oriente médio e seus grupos radicais

Historicamente

Historicamente o que temos que perceber é que não devemos obter pré julgamento e nem mesmo tratar de forma preconceituosa e sem diretrizes o termo oriente e ocidente, são conceitos flexíveis para que favoreça o entendimento de determinado período histórico.

Precisamos de um olhar que fuja de uma dicotomia ou de um dualismo, mas que caracterize a importante influência que sofremos de grandes civilizações e suas organizações. Devemos levantar um olhar critico onde poderemos refletir, entender e discutir nossa própria sociedade.

 

Este conceito não pode ser determinado de maneira clara, mas são transformados no decorrer dos tempos. Oriente e Ocidente não é uma linha, nem um espaço determinável para todo momento histórico, mas será construído a cada momento dentro da história, terá que ser sempre pensado com a historia.

 

Quiz e Simulados Relacionados

images

Sobre o Autor

Lucas Tiburcio

Sou um entusiasta da História, nascido e morador da cidade de Petrópolis - RJ, formando em licenciatura e pós graduado em games e gamificação na educação, administrador do site a História dentro da História, além de pesquisador e Professor.