images


A História dentro da História

Mesopotâmia

By Lucas Tiburcio

30-04-2022

images

Mesopôtamia 

 Localização e Definição

 

Vamos dar inicio a idade antiga, esse período vai ter sua datação entre 4.000 e 3.500 a.C. com o surgimento das primeiras cidades-Estados e o desenvolvimento da escrita até  476 com a queda do império romano do ocidente.

 

                   

Nesse período vamos ter o surgimento das grandes civilizações como as da mesopotâmia, Egito, Grécia e Roma. 

 

 

 

Para começar vamos identificar e entender melhor o que é o crescente fertil: 

 

             

O crescente fértil é uma área que vai se estender da mesopotâmia até o Egito, é banhada pelos rios, Tigre, Eufrates, Nilo e Jordão, uma área que por ser agricultável possibilitou que os povos da época pudessem permanecer por mais tempo na região e desenvolvessem ali meios para que deixassem suas praticas nômades e se sedentarizassem, criando assim as primeiras cidades ainda na pré-história por volta de 5.000 AC. 

 

Mesopotâmia

Mesopotâmia vem do grego e significa “entre rios” (mésos = “meio”; potamós = “rio”). 

Portanto a Mesopotâmia é o nome dado a uma comprida faixa de terra cortada por dois grandes rios:o Tigre e o Eufrates, que deságuam no Golfo Pérsico. 

 

Situada entre a Europa, a Ásia e a África, a mesopotâmia não é um reino, nem mesmo um país, mas sim uma região, onde habita o que vamos chamar de povos do crescente fértil, é uma área muito disputada pelas primeiras civilizações por conta de sua localização, para nos situamos, hoje podemos localizar essa área no atual Iraque e parte da síria irã e kuwait. 

 

Por que estudar mesopotâmia? 

Devemos voltar os olhares para formação das primeiras civilizações:

 são nelas que vamos espelhar muitos de seus legados, e identificar formas de registros de uma sociedade antiga dentro da cultura material e na tradição oral, foi na mesopotâmia que muitos povos que ali se estabeleceram fizeram história. Entre esses povos estavam os sumérios, os acádios, os amoritas, os assírios e os caldeus, além disso, gerou um grande interesse do mundo ocidental pelo seu passado, por conta de vivermos em uma sociedade cristianizada muito se buscou na mesopotâmia os passos do antigo testamento e também as referencias dos gregos sobre as grandes civilizações, como os jardins suspensos da babilônia.

 

A sociedade mesopotâmica

A sociedade mesopotâmica é considerada uma sociedade hidráulica, é também chamada de império teocrático de regadio.

 Entre suas características podemos definir que eram também uma sociedade estamental  (não existia  mudança de classe social),  o poder político era privilégio dos homens e passava de pai para filho; as mulheres quase nunca chegavam ao poder, sua pirâmide social era constituída por uma hierarquia:

 No topo estava o Rei, este rei diferente do Egito era visto como servidor de deus não o próprio deus como os faraós se intitulavam, todos os bens oferecidos a seus deuses eram administrados por ele próprio. 

Logo em seguida nesta pirâmide estavam os Sacerdotes, nobres e militares  e a baixo desses os Comerciantes, escribas e artesãos. 

já na base da pirâmide estavam Camponeses e escravos.

 Como podemos notar era uma sociedade extremamente marcada pela desigualdade social

 

Apesar de apresentar escravos estas sociedades não constituíam em sua maioria uma população de escravizados como vamos ver na Grécia e Roma durante o período da antiguidade, era uma sociedade composta em suas maiorias de trabalhadores livres do campo e das cidades. 

Estes trabalhadores além de arcar com o próprio sustento, ainda realizavam trabalhos obrigatórios em obras coordenadas pelo rei, como construção de palácios, templos, muros, pontes, entre outros.

 

Cultura

Eram povos que desenvolveram o militarismo, a escrita, a matemática, astronomia e astrologia, calendários voltados para os ciclos da lua, se tornaram grandes arquitetos com suas grandes construções, se preocupavam em guardar informação através das plaquetas cuneiformes  para isso construíram uma biblioteca onde eram guardados  registro da produção agrícola, do comércio, dos tributos e dos feitos políticos do governante, era um povo preocupado também com as leis, criando códigos leis dos mais variados,  possibilitando até mesmo o direito a mulher que poderia se divorciar, ter seu dote devolvido e voltar para casa de seu pai caso seu marido não cumprisse com suas obrigações matrimoniais, o que chama atenção, já que não é comum que a mulher durante períodos e sociedades antigas tivessem direitos, eram bons com a metalurgia outro fator importante é que começaram a trabalhar o ferro fazendo com que suas armas fossem mais resistente, que as do seus adversários que ainda as fabricavam com cobre.

 

Religião

Era uma sociedade voltada em torno de uma pratica politeísta.

Em seu panteão existia entre outros, figuras como tiamat, nanna ou (sin deusa da lua) shamash deus do sol e marduk que se tornou o principal deus após gilgámesh perder a força com o passar do tempo na região da babilônia, e ao norte terá como principal deus assur após o domínio dos assírios.

suas crenças e seus mitos, influenciaram nossa sociedade, de forma que alguns deles se encontram relatados na própria bíblia.   

 

Economia 

A primeira duvida que iremos tirar  é como um lugar com pouca vegetação e o clima quente e seco e que se tornava uma região desfavorável à vida humana se transformou?

Isso aconteceu graças a uma sociedade hidráulica, e a construções de diques, canais de irrigação e represas que ampliavam as áreas produtivas utilizando as águas dos rios Tigre e Eufrates, para irrigar a terra, cultivar alimentos e, assim, evitar os longos períodos de fome. 

Sua principal economia era baseada na agricultura, mas podemos ver comercio, o artesanato, a pecuária se estabelecendo na região.

 

 Modo de produção asiático 

Em uma sociedade podemos encontrar vários modos de produção ou seja  uma totalidade que articula a estrutura econômica,  durante o período das primeiras cidades na mesopotâmia  vamos definir esse modo como “modo de produção asiático” 

o que exatamente seria isso...

Para entendermos melhor vamos definir suas principais características:

 

Presença de um Estado forte e centralizado 

– monarquia teocrática, (faraó, rei, imperador) 

o estado detém a propriedade das terras, é responsável pela economia, dirige as obras públicas, organiza a defesa da comunidade, comanda a força militar e tem o controle da religião. 

Sociedades hidráulicas

 - agricultura irrigada,  uma sociedade dependente dos rios e de obras hidráulicas (diques, reservatórios, drenagem, aquedutos etc.).

 o estado também detém o Controle  do abastecimento de água e da engenharia hidráulica.

Servidão coletiva

 - Embora exista escravos por dívida, prisioneiros de guerra, condenação pela justiça, eles não constituem a base da produção social, esta base provem das comunidades aldeãs, trabalhadores subordinados ao estado, esta comunidade aldeã paga tributos ao Estado sob a forma de produtos como cereais, gado etc. e presta serviços ao Estado nas grandes obras (abertura de canais de irrigação, construção de muralhas, templos, manutenção de pontes etc.).

 não há propriedade privada 

Economia 

- baseado na produção agrícola irrigado, excedente pertence ao estado e são usados pelo Estado para sustentar sacerdotes, a corte, os burocratas e guerreiros, o estado armazena produtos e alimentos para períodos de carência,  o comercio e o artesanato são controlado pelo Estado assim como o comercio exterior. 

Religião

 – politeísta, 

os sacerdotes e os templos são subordinados ao rei, os governantes são divinizados sendo o rei considerado a encarnação do próprio deus ou representante dos deuses no caso da mesopotâmia 

Tecnologia

 – a escrita, matemática,  astronomia, calendários, importantes para marcar os trabalhos agrícolas (início da semeadura, colheita, vazão e cheia dos rios) e são estabelecidos e controlados pelos sacerdotes a serviço do Estado

 obras monumentais (muralhas, templos, diques, palácios)

Vale a pena lembrar que o modo de produção asiático apesar do nome não significa que era exclusividade dos povos da Ásia,

 vamos ver também esse tipo de modo de produção na África (egito) e nas Américas (entre os maias, os astecas e os incas.)

Quiz e Simulados Relacionados

images

Sobre o Autor

Lucas Tiburcio

Sou um entusiasta da História, nascido e morador da cidade de Petrópolis - RJ, formando em licenciatura e pós graduado em games e gamificação na educação, administrador do site a História dentro da História, além de pesquisador e Professor.

Matérias Relacionadas

Mesopotâmia

Mesopotâmia

Modo de Produção Asiático

modo de produção asiático

Os sumérios (Escrita Cuneiforme)

sumérios, escrita cuneiforme

Acádios

acádios, acádia, Sargão II

Amoritas (Código de Hamurabi)

amoritas, código de hamurabi

Assírios

assirios

Caldeus

Caldeus, jardins suspensos, cativeiro da babilonia