Assírios e Caldeus
Quiz
Em uma sociedade podemos encontrar vários modos de produção ou seja uma totalidade que articula a estrutura econômica, durante o período das primeiras cidades na mesopotâmia vamos definir esse modo como “modo de produção asiático”
o que exatamente seria isso...
Para entendermos melhor vamos definir suas principais características:
Presença de um Estado forte e centralizado
– monarquia teocrática, (faraó, rei, imperador)
o estado detém a propriedade das terras, é responsável pela economia, dirige as obras públicas, organiza a defesa da comunidade, comanda a força militar e tem o controle da religião.
Sociedades hidráulicas
- agricultura irrigada, uma sociedade dependente dos rios e de obras hidráulicas (diques, reservatórios, drenagem, aquedutos etc.).
o estado também detém o Controle do abastecimento de água e da engenharia hidráulica.
Servidão coletiva
- Embora exista escravos por dívida, prisioneiros de guerra, condenação pela justiça, eles não constituem a base da produção social, esta base provem das comunidades aldeãs, trabalhadores subordinados ao estado, esta comunidade aldeã paga tributos ao Estado sob a forma de produtos como cereais, gado etc. e presta serviços ao Estado nas grandes obras (abertura de canais de irrigação, construção de muralhas, templos, manutenção de pontes etc.).
não há propriedade privada
Economia
- baseado na produção agrícola irrigado, excedente pertence ao estado e são usados pelo Estado para sustentar sacerdotes, a corte, os burocratas e guerreiros, o estado armazena produtos e alimentos para períodos de carência, o comercio e o artesanato são controlado pelo Estado assim como o comercio exterior.
Religião
– politeísta,
os sacerdotes e os templos são subordinados ao rei, os governantes são divinizados sendo o rei considerado a encarnação do próprio deus ou representante dos deuses no caso da mesopotâmia
Tecnologia
– a escrita, matemática, astronomia, calendários, importantes para marcar os trabalhos agrícolas (início da semeadura, colheita, vazão e cheia dos rios) e são estabelecidos e controlados pelos sacerdotes a serviço do Estado
obras monumentais (muralhas, templos, diques, palácios)
Vale a pena lembrar que o modo de produção asiático apesar do nome não significa que era exclusividade dos povos da Ásia,
vamos ver também esse tipo de modo de produção na África (egito) e nas Américas (entre os maias, os astecas e os incas.)
exemplos de povos que utilizavam o modo de produção asiático: