Assírios e Caldeus
Quiz
Os assírios se estabeleceram no Norte da Mesopotâmia, uma área com intensa circulação de pessoas, e diversos povos entrando e saindo do vale mesopotâmico.
Para garantir seu território, os assírios se aperfeiçoaram como guerreiros, aproveitando-se da utilização do ferro em suas armas, organizaram um exército poderoso a ser temido, contendo arqueiros, lanceiros e até mesmo carros de guerra com rodas de aros.
,
Ilustração atual representando um carro de guerra assírio (veículo de duas rodas puxado por dois cavalos e ocupado por três soldados).
A entrada destes carros de combate assírio na guerra apavorava o inimigo, facilitando a vitória assíria, criaram também táticas de guerra, assim foram conquistando, terras e povos formando um grande império que abrangia a Mesopotâmia, a Síria, a Fenícia, a Palestina e o Egito.
É o primeiro povo da região a dominar uma área para além dos seus territórios.
Observe o mapa da página seguinte
O reinado de Assurbanípal que ocorreu em 668-626 a.C., foi marcado por extremo rigor, aumento de impostos e a violência imprimida nas suas cobranças, fatores que geraram rebeliões contra seu império.
Apesar da violência característica do reinado de assubarnípal, a região ganhou uma grande biblioteca e suas estradas foram ampliadas e também recuperadas.
Os assírios tinham como principal deus Assur, era para o contentamento dele que justificavam a conquista de terras e a escravização de povos.
Tornaram-se cada vez mais conhecidos por suas crueldades contra seus adversários, como por exemplo, após a conquista de um povo, eram bem comum que os prisioneiros tivessem cortadas suas orelhas, dedos e até suas mãos, esse uso de crueldade desencorajava resistências e abalavam o moral inimigo, mas mesmo assim era possível ver com frequência estes povos dominados se rebelarem.
Mas o Império Assírio só desmoronou em 612 a.C., quando os caldeus (habitantes da Babilônia), aliados aos medos (o que mais tardes seria o império persa), atacaram, ocuparam e destruíram Nínive, capital assíria.