Revolução Russa
Quiz
O que tenho percebido ultimamente são as quantidades de “dislike” nas redes sociais, primeiramente o que é o dislike? Ele serve para manifestar o desagrado de alguma publicação seria uma espécie de feedback, dado aos autores das publicações.
Podem ser de alguma forma produtiva, assim a pessoa que fez a sua publicação, pode saber se esta atingindo de forma satisfatória seu publico, Bem até ai, tudo bem, mas, o que temos visto ultimamente é uma sociedade do dislike, onde o mais gratificante e emocionante é simplesmente apertar o “joinha pra baixo” e mostrar que tem opinião própria, mas ai vem o grande problema muitas das vezes essa pessoa se quer vê a Publicação ou se quer esta interessado no tema a ser avaliado, o que gera uma forma de desagrado, discriminatório ou simplesmente sem uma força produtiva, para o autor e para si próprio, estamos vivendo uma grande problematização dos meios de comunicação.
Vejo as pessoas presas em um estado de insatisfação, procurando cada vez mais coisas que não são de seu interesse, apenas para dar a negativa, perdendo muitas vezes horas, quando na verdade poderiam esta aproveitando com mais sabedoria sua forma de navegar.
podemos afirmar que a internet é um vilão para nossas crianças, um criador de opiniões para nossos adolescentes, um professor não empírico para nossos alunos, um faz de conta para nossos jovens e adultos, que ficam presos em vidas alheias, em meio as redes sociais e lamentando suas vidas, mas tudo isso só esta acontecendo pela insatisfação do próprio ser, podemos procurar coisas que estão no nosso interesse e deixar de lado coisas a qual não comungamos.
A plataforma youtube já tem percebido esse problema nos vídeos publicados, muitos são os ataques a vídeos prejudicando a plataforma em seus meios de recomendações, fato este que tem levado o próprio site a procurar meios de alterar a forma como as pessoas avaliam negativamente os conteúdos, não é apenas um não gostar, mas é muito mais um prazer da negativa.
A plataforma de canais de vídeos através de seus desenvolvedores chegaram a cogitar varias idéias, desde o desativamento da contagem negativa até ao extremo de retirá-lo da plataforma, de uma certa forma é ruim pois aqueles que fazem deste um item de avaliação correta, estará sujeito a não ter mais um parâmetro de recomendações, daquilo que esta assistindo, e quem publica não terá um feedback de suas publicações sendo fato que nesta sociedade do dislike não da mais para confiar nas avaliações que estão sendo feitas.
Além do dislike, existem também aqueles que vão além e não satisfeito apenas em clicar com pouca ou nenhuma base sobre o que esta se avaliando, descarrega ódios nos comentários, gerando indignação daqueles que gostam do conteúdo, isso é claro vindo de casos extremos como vídeos infantis, religiosos, ideológicos, cultural, gêneros musicais, e etc. você não precisa ter a mesma religião ou crença, você não pode ter a mesma ideologia ou até mesmo não ter o mesmo gosto musical, mas você pode escolher não assistir estes vídeos em vez do dislike e comentários desnecessários. Se você sabe que não curte um gênero musical que você não escutaria aquele ou aquele artista por exemplo, você pode optar em não escutá-los em vez de entrar apenas pelo ódio que o inflama e que quer transmitir, cada um deve ser respeitado em sua maneira de agir, mas, devemos tomar cuidado para não desrespeitar o próximo e retroceder no tempo, restaurando o preconceito de uma sociedade que temos lutado pra desconstruir.
E se chegarmos ao pondo de perdermos este ícone de desagrado, poderíamos está perdendo, nossa liberdade de se expressar,usando ainda o exemplo musical, posso gostar daquela banda, mas não me agradou aquela musica (então posso através deste botão salientar minha opinião e transferi-la para o autor que mediará de forma correta e justa a quantidade de pessoas que não gostaram, e através disto construir uma composição que atinja melhor seu publico) ou um palestrante que foi infeliz em algumas palavras, (ao perceber os desagrados de seu publico identifique seus erros e se manifeste de forma mais positiva da próxima) são formas legitimas de avaliar os conteúdos e ajudar aqueles que “seguimos”. Sem podar nossa liberdade. Resta-nos esperar para sabermos os próximos passos a serem seguidos pelas plataformas que utilizam o like e disklike, para serem melhores aproveitados no futuro próximo, e que nossa sociedade do ódio não sobressaia nesta nova década que virá, e que possamos além de tudo respeitar e saber nos manifestar de forma mais justa e menos odiosa. O mundo precisa de mais paz, respeito, amor, dignidade, honestidade. todos queremos um mundo melhor, mais devemos ser os primeiros a dar este necessário e valioso passo.