Revolução Russa
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Uma das maiores disputas ainda hoje, é a sobre quem foi o pioneiro da aviação, o brasileiro ou os irmãos americanos.
Os irmãos Wright apresentaram sua parte como sendo a pioneira, então como santos Dumont saiu na frente desta centenária e polêmica disputa.
Mesmo com tantos perseguindo o sonho de voar, os irmãos americanos Wright podem ter chegado perto, mas não foram eles os pioneiros do voo autônomo, se aprofundarmos nossas pesquisas em jornais, documentos oficiais, e fotos daremos todo este mérito ao nosso brasileiro Alberto Santos Dumont.
Como disse Ferdinand Ferber em sua celebre frase: “criar uma maquina voadora não e nada, construir uma também não é muito. fazê-la voar é que é tudo”.
Uma dúvida que para nos brasileiro nunca existiu, ou pelo menos nunca deveria, é a legalidade do 1º voo autônomo de um aparelho mais pesado que o ar, então, vamos às conclusões.
O 14-Bis, ao contrário do Flyer dos irmãos Wright, não precisava de trilhos, catapultas ou ventos contrários para alçar voo, alem de ter sido o primeiro avião a ter seu voo homologado por uma instituição pública aeronáutica.
Em 1905 a federação aeronáutica internacional (FAI) reconhece o termo avião, este, porém deveria ser um aparelho capaz de decolar, voar, pousar, sem auxilio externo. Requisitos não encontrados no aparelho voador dos americanos, que até poderiam ter sido os primeiros a voar, só que estes foram lançados por uma catapulta
Em 23 de outubro de 1906 em Paris foi homologado pelo aero club de Paris e pela confederação internacional de aviação e ainda pela FAI, e concedido este titulo do primeiro voo a Alberto Santos Dumont, e seu14 bis.
Em 3 de novembro 1906 foi publicado em uma revista importante da época “the illustrated London News” a seguinte matéria, “the first flight of machine heavier than air”. Santos Dumont winning the archdeacon prize. (O primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar.Santos Dumont ganhar o prêmio Archdeacon.)
Com o estrondoso sucesso obtido por Alberto Santos Dumont com o voo do” 14 bis” e seu Celebre voo de 220m em 12 de novembro de 1906, no campo de bagatele em Paris, aumentando seu próprio Record, e tento seu feito noticiados pela imprensa internacional, os irmãos Wright, surpresos envia uma carta endereçada ao aero club da frança, ao capitão ferber, pedindo informações e detalhes do vôo.
Esta carta dizia em seu trecho inicial: “Caro capitão Ferber, meu irmão e eu tomamos conhecimento, por uma correspondência de Paris, publicada no new York Herald, que o publico Frances, apreciou grandemente um voo de 220m em linha reta de Santos Dumont, num aeroplano de sua construção. Ficaríamos muito satisfeitos de conhecer noticias exatas sobre essas experiências de bagatelle, e estamos certos de que fareis para nós um relatório fiel dos ensaios e uma descrição da maquina voadora, acompanhada de um esquema. Ja tivemos a oportunidade de ver, numa gravura do new York Herald, que o aeroplano repousa na terra sobre três rodas, e deduzimos então que se faz a Santos Dumont, uma corrida previa para decolagem, isto realizado sobre um campo extenso e bem uniforme. Com a catapulta de lançamento que empregamos Orville e eu saltamos diretamente no ar, com uma velocidade adequada, de uma forma mais pratica ”. (vamos parar e pensar hoje em dia os aviões são lançados ou fazem um corrida sobre a pista antes do seu voo?) para mim somente essa pergunta seria capaz de responder quem realmente tem o mérito mas não vamos parar por aqui temos muito mais...
Ao final da carta eles convidam os técnicos franceses para conhecer seu invento e propõem a “venda da maquina, mediante o pagamento de 50.000 dólares cash.”.
Curiosamente queriam detalhes, técnico, sobre o invento de Alberto Santos Dumont, e ficaram surpresos com a presença de um trem de pouso no “14 bis” e insinuando que seu invento era mais pratico, o que tempo veio a se encarregar de mostrar ao contrario, pois eles mesmos modificaram seu aparelho fazendo uso das rodas.
Até hoje se faz uso na engenharia aeronáutica do trem de pouso sabendo-se da praticidade desse recurso. Além do aparelho do brasileiro ter em sua capacidade de mudar o ângulo de ataque para criar uma suficiente sustentação das asas, o que todos os outros aviadores começaram a copiar, desde então. E outros inúmeros inventos na engenharia da maquina como a modificação nos carburadores e magnetos, uso de amortecedores de borracha, aplicação dos “aleirons” nas asas, a idéia do horizonte virtual, a concepção do hangar para aviões, e tantas outras inovações foram criadas pelo pai da aviação.
Em 1908, os inventores incluindo Alberto Santos Dumont, chegaram até mesmo a ser vitima de um processo movido pelos irmãos Wright.
Aos irmãos Wright é creditada, nos Estados Unidos e em vários outros países, a autoria de serem os primeiros a voarem em um "mais pesado que o ar". Os primeiros voos públicos dos Irmãos Wright, com a presença de um grande número de testemunhas, foram realizados em 1908 na França, em Le Mans
E porque os irmãos guardaram seu próprio invento em total segredo? E já que possuíam um avião pronto para uso não se candidataram assim aos prêmios oferecidos pelo aero clube da frança, divulgado mundialmente?
São grandes os relatos que distorcem a versão dos Wright sendo negado até mesmo pelos deputados norte americanos, declarando que não podiam destinar verbas para “aperfeiçoamento experimental de dispositivos para vôo mecânico”, constatando que “ainda não chegara à fase de operação pratica, enquanto não se conseguisse um engenho capaz de transportar um operador e de produzir voo horizontal”.
No prefacio do livro “who really invented the airplane” david C. Cookie, descreve: realmente voaram naquele dia na colina kill devil? E se de fato o fizeram, foram os primeiros a elevar-se nos ares com suas asas construídas pelo homem? Será que inventaram o avião?”.
Em 1904 os irmãos Wright resolveram convidar a imprensa só conseguiram dar um salto de 20m mesmo assim devido à força do arremesso e David cookie escreveu: “a falta de sucesso perante testemunhas, tornou a imprensa mais cética do que nunca em relação aos Wright, e uma nova onda de protesto abafou as suas alegações de terem voado anteriormente”.
Chegando assim a comunidade cientifica da época a uma conclusão, não consideraram a máquina voadora dos Wright e a catapulta um aeroplano, pois dependia ainda de um meio externo para decolagem. Já a de Santos Dumont conseguira alcançar todos os requisitos, e seus voos sempre foram realizados em publico e validados pelo comitê de aviação do aeroclube da França.
Em uma charge sensacional de lulo trindade expressa bem o sentimento da época selecionada entre as 300 melhores do festival de humor de 2006 nela aparece santos Dumont manipulando seu aeroplano com um jostyque enquanto os irmãos Orville e Wilbur Wright assopram seu aviãozinho de papel no chão pra que ele possa decolar.
Charge de lulo trindade eleita entre as 300 melhores do festival de humor 2006
Ernesto Archedeacon, membro da comissão de aviação do aeroclube da França, disse: “Santos Dumont realizou, não em segredo, nem diante de testemunhas hipotéticas e complacentes, mas a plena luz meridiana e perante uma multidão, um soberbo voo de 60 metros, a 3 metros de distancia do solo, o que constitui um fato decisivo na historia da aviação”
Em 25 de julho de 1909, Louis Bleriot atravessa pela primeira vez o canal da mancha, dizia em troca de mensagens os dois amigos em suas cartas, (Primeiramente Santos Dumont o parabeniza pelo feito histórico) “esta transformação da geografia é uma vitória do ar sobre o mar, graças a você, um dia os aviões, cruzarão o atlântico” (Bleriot respondeu trazendo seu reconhecimento ao pai da aviação) “eu apenas segui seu exemplo e o imitei. Para nós, aviadores, seu nome é uma bandeira. Você é aquele que abre caminho para nós.”
Dia 20 de julho de 1963 noventa anos depois do nascimento, de Alberto santos Dumont, no mesmo dia e mês Neil Armstrong pisa na lua e obedecendo a uma posição do comitê de nomenclatura da união astronômica nacional, confere o nome de Alberto Santos Dumont, a uma cratera do nosso satélite dizendo: “será o reconhecimento do mundo a contribuição do gênio inventivo de santos Dumont ao desenvolvimento e progresso aeroespacial contemporâneo”.
Imagem da lua (cratera Santos Dumont)
Com isso não resta duvidas que todos os reconhecimentos do início do século XX foram dados ao brasileiro Alberto Santos Dumont seja pela imprensa, por escritores, pelo próprio aeroclube da frança e até mesmo por seus responsáveis e por outros aviadores, isto deixa mais que concretizado nas linhas da história o nome de Santos Dumont como o pioneiro e pai da aviação, mesmo, contudo o brasileiro nunca deixou de ressaltar a importância de cada um daqueles que um dia tentaram este feito, e se quer se prendeu em não permitir que outros os aperfeiçoassem, seja os patenteando ou cobrando por seus inventos, tudo estava a disposição de quem os quisessem fazer um bem, entregue nas Mãos da humanidade.
Referencias bibliográficas
BORDIEU,Pierre. A Ilusão Biografica, disponível em: http://historiacultural.mpbnet.com.br/pos-modernismo/BORDIEU_Pierre-A_ilusao_biografica.pdf acesso em 24 de maio de 2015.
DODSWORTH Jorge Henrique Dumont, dia 16 de setembro de 2014 as 09:00hs: Petrópolis, entrevista concedida a Lucas Martins Sampaio Tiburcio.
HOFFMAN, Paul. Asas da Loucura A Extraordinária Vida de Santos-Dumont. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010
http://lulotrindade.zip.net/arch2007-03-18_2007-03-24.html
http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/7-pessoa/pg07.htm
https://museudoamanha.org.br/pt-br/voar-poetas-luiz-alberto-oliveira-santos-dumont
JORGE, Fernando. As Lutas, A Gloria e o Martirio de Santos Dumont. Rio de Janeiro: Geração, 2007