Revolução Russa
Quiz
Revolução Russa
Para entendermos a revolução precisamos antes saber como era a Rússia antes de 1917.
No final do século XIX, o Império Russo era o maior país do mundo (22 milhões de km2) e abrigava uma população de cerca de 160 milhões de habitantes, composta de dezenas de povos com línguas e costumes próprios.
Era um estado predominantemente rural, com um regime czarista com bases e indústrias frágeis, um exército obsoleto além de pouco recurso.
A elite latifundiária era de 20% e detinha 80% das terras, tinha uma das economias mais atrasadas da Europa, baseada na agroexportação, seus centros fabris, estavam localizados na porção européia da Rússia.
Tinha uma política absolutista. O governo centralizado na figura do Czar Nicolau II da dinastia Romanov.
Família do Czar Nicolau II ultimo imperador da Rússia (assassinada no exílio pelo exército Bolchevista em 1918)
O inicio da Revolução: O Domingo Sangrento e a criação da DUMA
A situação da Rússia começa a se complicar na guerra Russo-Japonesa (1904-1905); em uma disputa pelo território da Manchúria e da Coreia. Disputa essa que terminou com a vitória japonesa, que teve como consequência o aumento da pobreza do campesinato e das cidades, gerados pelos altos custos da guerra.
Em 9 de janeiro de 1905, um padre ortodoxo, chamado George Gapon organizou uma manifestação pacifica da população cerca de duas mil pessoas se dirigiram ao palácio de inverno do Czar Nicolau II, para entregar um documento com reivindicações populares, como reforma agrária; tolerância religiosa e a presença de representantes do povo no governo, pois a própria população estava acreditando que o czar não estava ciente das dificuldades e fomes enfrentadas pelo povo russo, este episódio ficou marcado na história por domingo sangrento, pois a guarda do czar Nicolau II recebeu os manifestantes com extrema violência, assassinando centenas de pessoas.
Domingo Sangrento 9 de janeiro de 1905
Depois desta trágica manifestação e com o fim do apoio popular ao governo, o czar criou uma espécie de parlamento Russo (DUMA) para reduzir as tensões sociais, nasce ai os Sovietes um conselho responsável pelas assembléias populares e uma ampla mobilização dos trabalhadores.
Partido Social Democrata Russo
Membros da Liga da emancipação da classe operária em 1987. Sentados com um melhor foco podemos ver Vladimir Lenin, Julius Martov
Sob as idéias de Karl Marx e Friedrich Engels, o chamado marxistas inspirava muitos, e foi exatamente com este pensamento socialistas instalado na Rússia, que nasceu o Partido Social Democrata Russo e dentro dele uma grande disputa entre Bolcheviques (maioria em russo) X Mencheviques (minoria em russo).
Entre os pensamentos em comum do partido estava à derrubada do czarismo e um governo igualitário onde não houvesse exploração e as pessoas pudessem de fato viver bem.
Por outro lado havia também as divergências: Os Bolcheviques queriam uma revolução socialista, sem passar por uma revolução burguesa enquanto os Mencheviques queriam uma revolução burguesa com base de preparação para uma revolução socialista.
Também havia um descontentamento com a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, os Bolcheviques queriam a retirada imediata da Rússia da Guerra, enquanto os mencheviques por algumas vezes fosse contra com medo de uma retaliação e humilhação da Rússia em caso de abandono.
Revolução Menchevique
O povo culpava o czar Nicolau II pelas sucessivas derrotas e pela permanência da Rússia na Primeira Guerra. Uma onda de protestos com saques a armazéns e lojas se alastrou pelo país. Em 23 de fevereiro de 1917 no calendário Juliano, tecelãs e operários de São Petersburgo marcharam em direção ao prédio do governo. Muitos soldados do exército czarista também se juntaram aos rebeldes. E, unidos a eles, invadiram o Palácio de Inverno, derrubaram o imperador e proclamaram a República. Formou-se então um governo provisório (DUMA).
A Revolução Menchevique também conhecida por Revolução Branca ou Revolução Burguesa, tinha como líder Julius Martov e como líder do exército Alexander Kerensky (a figura que mais representava a força dentro do partido), procurava uma reforma gradual e um processo mais lento.
De um caráter Burguês e mantendo o Império Russo ainda na guerra, logo houve um descontentamento popular fazendo com que o povo se aliasse aos bolcheviques. As idéias de Lênin logo tomassem uma grande proporção
Tomada do poder pelos Bolcheviques
No dia 24 de outubro de 1917, tinha início a Revolução: os bolcheviques, liderados por Lênin e Trotsky (comandante da Guarda Vermelha), ocuparam os prédios públicos da cidade de São Petersburgo, inclusive o Palácio de Inverno, e no dia seguinte assumiram o poder. O governo da Rússia passou às mãos dos bolcheviques, sob a liderança de Lênin, no cargo de presidente do Conselho de Comissários do Povo. A bandeira comunista foi hasteada no Palácio de Inverno pela primeira vez
Cenário na manhã de 07/11/1917 em São Petersburgo
A política Bolchevique tinha um Caráter violento, eliminando seus opositores, chegando a executar o Czar Nicolau II e toda sua família.
Começa uma estatização de indústrias e bancos e inicia-se uma reforma agrária (toda terra agora eram propriedades do Estado). E atendendo a um clamado da população que era a retirada da Rússia da Guerra, ganharam ainda mais prestigio popular, isso quando em 03 de março de 1918 assinou o tratado de brest-litovsky que foi chamado pelo próprio Lênin de "paz vergonhosa". Através deste, a Rússia abria mão do controle sobre a Finlândia, Países Bálticos (Estônia, Letônia e Lituânia), Polônia, Bielorrússia e Ucrânia, bem como dos distritos turcos de Ardaham e Kars, e do distrito georgiano de Batumi, antes sob seu domínio. Estes territórios continham um terço da população da Rússia, 50% de sua indústria e 90% de suas minas de carvão.
Em 1918 os Bolcheviques consolidam a primeira constituição socialista, seguida da criação da União Socialista Russa e no dia 30 de dezembro de 1922 criam a União das Republicas Socialistas Sovieticas (URSS) com isso consegue a entrada de outros países da região dentro do sistema socialista, com seu centro político em Moscou e a liderança da própria Rússia.
A defesa da Revolução: Trotsky e o exército vermelho.
Lógico que com toda essa disputa de poder, a Rússia Mergulharia em uma Guerra civil, que durou de 1918 à 1921, travada pelos Bolcheviques (exército vermelho) com a liderança de Trotsky contra os Mencheviques (exército branco) que ganhou o apoio de proprietários de terra e países capitalistas que não queriam que a idéia socialista se espalhassem pelo mundo. Essa guerra acabou com a morte de cerca de 1,5 milhões de pessoas, gerou ainda um bloqueio econômico impostor por potências como Inglaterra e frança.
Em resposta ao bloqueio o Lênin cria o NEP (Pano de recuperação econômica) tendo como objetivo formação de pequenas propriedades, comércios e vendas de produtos, uma medida de caráter capitalista que visava normalizar o abastecimento interno acabando com a situação de escassez e a fome.
A consolidação da Revolução Russa
Stalin, Lênin Trotsky
Com a morte de Lênin em 21 de janeiro de 1924, dar-se inicio a uma disputa interna de poder entre Trotsky, e Stalin (Secretario do partido).
Para Trotsky a prioridade era a internacionalização da Revolução Russa, enquanto para Stalin, a Prioridade passava a ser a consolidação do socialismo dentro da URSS.
A idéia de um não excluía a idéia do outro, a divergência entre eles se referia a uma questão de prioridade.
Com o fortalecimento de suas idéias dentro do partido, Stalin ganha força e apoio para derrotar Trotsky, que teve que se exilar e acabou assassinado a mando de Stalin no México em 1940.
Governo de Stalin (1924-1953)
Foi marcado pela criação dos planos quinquenais, que orientavam em médio prazo as diretrizes essenciais da economia russa, a criação da GOSPLAN (Comissão Estatal de Planejamento Econômico) a coletivização das propriedades agrárias com a criação dos Sovkhozes (propriedades estatais) e os Kolkhozes (propriedades coletivas), incentivou o desenvolvimento da indústria de base a partir do financiamento dos setores de educação e tecnologia.
Teve uma política extremamente violenta baseada no Grande Expurgo (mecanismo de terror em massa 1936-1940) perseguir e eliminar seus opositores.
]
Dentro desta política Stalin cria o Komintern (apoio internacional de diversos partidos comunistas espalhados pelo mundo).
Em 1934 a URSS teve sua entrada na Liga das Nações.
Torna-se um governo unipartidario com o sistema ditatorial implantado (perdendo por completo o espaço de debate da população, cabendo apenas, acatar as ordens de seu governante).
Por conta de seu governo Stalin fica conhecido como (homem de ferro) sendo visto como a própria personificação do poder dentro da URSS.
Consequências da Revolução
Entre os principais desdobramentos da Revolução Russa podemos citar:
Apresentou aos cidadãos e às nações a possibilidade de opção por outro sistema político-social;
Garantiu igualdade de direitos às mulheres. A Constituição de 1918 garantia à mulher o direito ao divórcio, à herança, à educação e à formação profissional, o mesmo salário que o homem para empregos iguais, acesso a todos os postos de trabalho e direitos políticos iguais;
Estimulou governantes europeus a cederem aos trabalhadores condições de vida mais saudáveis e mais dignas, até mesmo para evitar a propagação das idéias vindas da URSS. Entre esses direitos podemos citar o direito à assistência social e à previdência;
Favoreceu as lutas pelas independências em vários países da África e da Ásia. Vários partidos políticos africanos que conduziram os processos de independência de seus países aderiram aos ideais socialistas vindos da URSS;
Influenciou os movimentos operários de várias partes do mundo, inclusive do Brasil. Vários líderes operários brasileiros da Primeira República (1889-1930) aderiram ao comunismo.
Bandeira da URSS (o martelo simboliza os trabalhadores urbanos e a foice simboliza os trabalhadores do campo)
Referências Bibliográficas:
BOULOS, Alfredo junior. História sociedade e cidadania. 4º edição. São Paulo: FTD, 2018
Imagem Retiradas
http://oestadodaarte.com.br/a-revolucao-russa/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Execu%C3%A7%C3%A3o_da_fam%C3%ADlia_Romanov
http://palavrasescritasdfs.blogspot.com/2011/05/uniao-das-republicas-socialista.html
https://www.esquerdadiario.com.br/Tomada-do-Palacio-de-Inverno-marca-100-anos-da-revolucao-russa-hoje-entenda-como-foi
https://www.todamateria.com.br/revolucao-russa/
https://www.ebiografia.com/leon_trotsky/